O Magento é uma solução Open Source estável, segura e totalmente personalizável, além de ser uma plataforma de e-commerce com muitos recursos, o que o torna uma das principais e mais completas ferramentas de desenvolvimento. Desenvolvido emPHP com MySql, essa linguagem fornece aos desenvolvedores uma flexibilidade sem precedentes e um controle total sobre a aparência, conteúdo e funcionalidade de sua loja de comércio eletrônico.  É a plataforma líder para a inovação no comércio aberto, sendo considerada a mais completa e robusta do mercado.

É a ferramenta ideal para sites de comércio eletrônico de grande porte e recomendada para usuários intermediários ou avançados. Logo, o Magento é a opção ideal para quem precisa de uma loja robusta, versátil, altamente profissional e com centenas de recursos avançados, entretanto é necessário um conhecimento técnico intermediário ou avançado para o seu uso pleno.

Apesar de ser robusto e completo com inúmeros recursos, o Magento traz ainda a grande vantagem de ter sido criado para receber módulos complementares para as mais variadas necessidades, como gestão otimizada de catálogo de produtos, integração com transportadoras e sistemas de frete, chat on-line, entre incontáveis módulos que trarão mais facilidade e competitividade para o seu comércio eletrônico.

Possui uma interface amigável e flexível, permitindo seu Painel Administrativo administrar diversos sites, suportar a múltiplos idiomas e moedas, agrupar clientes em diferentes grupos e outros diversos recursos.

Em seu código já estão aplicadas avançadas técnicas de SEO, fazendo com que seu site fique melhor posicionado nos buscadores (como Google por exemplo) e consequentemente impulsione as suas vendas.

Atualmente possui dois versões:

  • Community Edition (CE) – Versão de licença livre, o suporte é dado pela comunidade em fóruns e pela web.;
  • Enterprise Edition – uma versão paga com suporte especializado e recursos avançados para lojas robustas;

Como Surgiu e por que chegou na hegemonia?

O projeto Magento nasceu por iniciativa da Varien, em 2007, seguindo outras iniciativas de desenvolvimento de Sistemas de e-commerce no formato Open Source como o OsCommerce e o PrestaShop, pioneiros neste ramo. No ano seguinte  a empresa lançou a primeira versão aberta do Sistema que ficou conhecida como Magento Community Edition – CE.

Desde sua primeira versão, a plataforma vem se firmando como um padrão para a Industria em função de seus recursos tecnológicos e soluções avançadas para e-commerce. Se por um lado, o carro-chefe estava indo muito bem, outros produtos começavam a se apresentar como necessidades de mercado. E, foi assim, que a Varien lançou, em 2009, o Magento Enterprise, uma versão paga, direcionada aos e-commerces de grande porte. Essa estratégia abriu os olhos do PayPal, que adquiriu 50% da Varien, em 2010, passando a se chamar Magento Inc.

Com a mudança, a Magento.Inc logo começou a colher bons frutos. Versátil, o sistema Magento abriu expansão e chamou a atenção da gigante americana eBay, que comprou toda a empresa em 2011. Por ter sido introduzida a um dos nomes mais influentes do e-commerce, o Magento viu crescer a sua presença virtual. Porém, apesar do aparente sucesso, o eBay anunciou, em 2015, o fim da parceria. Mas isso não fez a plataforma perdeu seu público, na verdade, ela continua liderando o mercado de e-commerce, sendo responsável pela criação de 1/3 das lojas virtuais mundiais.

Características do Magento

1. Recursos Avançados – Possui um alto poder de personalização com uma grande gama de recursos modernos e avançados;

2. Sistema Robusto – Plataforma completa garantindo segurança e estabilidade para lojas de grande porte;

3. Tem vários módulos e temas – disponibiliza uma biblioteca de templates (temas) e módulos cada vez maior. Cada vez mais novos módulos são disponibilizados criando nossas possibilidades a esse Sistema. Os módulos variam desde a criação de produtos até o gerenciamento de pedidos, oferecendo ao usuário uma infinidade de possibilidades;

4. Open Source – O seu código pode ser personalizado por qualquer pessoa em qualquer lugar. O fato de ele ser de código aberto estimula programadores do mundo inteiro a encontrarem soluções para diversas funcionalidades, inclusive aquelas relacionadas à segurança;

5.  É adaptável – O Magento se transforma de acordo com cada loja. Você pode usá-lo para gerenciar qualquer tipo de loja que deseja criar, isso é decorrente do fato de ser um software livre. Logo, sua plataforma evolui de acordo com as necessidades e expectativas dos usuários;

6. É mobile – o sistema pode ser acessado por tablets ou celulares através de apps exclusivas para mobile;

7. Recursos de SEO Integrados – Em seu código já estão aplicadas avançadas técnicas de SEO, fazendo com que seu site fique melhor posicionado nos buscadores(Google) e consequentemente impulsione as suas vendas e no marketing digital;

8. Integração com redes Sociais –  Permite integração com as mais populares redes sociais, que ajuda na divulgação do site na Internet;

9. Gestão de produtos – Com a plataforma você pode cadastrar produtos rapidamente, configurar recursos e valores, fazer a venda de produtos customizados permitindo que os clientes façam upload de arquivos. Também é possível criar variações a partir de uma lista de características com o gerador de combinações. Não há limite de produtos;

10. Gestão de Promoções e Descontos – Permite a criação de promoções com valor fixo ou percentual. Também é possível programar a data do início e de Fim das promoções.

11. Gestão de Clientes – Garante o controle sobre as atividades e perfis dos clientes para criar promoções e oferecer produtos condizentes com as suas necessidades.

12. Compatível com diversas formas de pagamentos – Ele possui integração com as principais operadoras de pagamento do mercado, PayPal, Mercado Pago, PagSeguro e outras, aumentando as possibilidades de vendas com as diversas bandeiras de cartões de créditos existentes.

13. Integração com Analytics – o Magento possui integração completa com o Google Analytics, principal ferramenta de monitoração de tráfego para uma loja virtual.

Desvantagens Relevantes

1. Mão-de-Obra especializada – Por ser um Sistema completo e robusto, também se torna complexo e pouco trivial, exigindo mão- de-obra altamente especializada, dependendo do projeto da loja e das exigências. Logo, para se trabalhar com o Magento, é preciso ter conhecimento na ferramenta e possuir um conhecimento técnico avançado;

2. Hospedagem Robusta – Por ser um Sistema completo e robusto, para rodar adequadamente ele também exige um servidor robusto, preferencialmente servidores semi-dedicados, dedicados ou cloud-computing. Nesses casos, o custo da hospedagem costuma ser mais elevado.

Tutoriais

Tutoriais de Magento